quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O "HOMEM T"





O "HOMEM TOTAL"é considerado um ser utópico que se procura quando alguém desenvolve as suas potencialidades, virtudes e afectos. Para dar forma a esta iniciativa, o espaço t convidou mais de cem artistas a intervir numa das centenas de modelos em fibra de vidro, do tamanho de uma pessoa média, pedindo-lhes que representassem no modelo que lhes foi fornecido, o seu conceito de Homem T.
As representações ficaram colocadas nas três plataformas centrais da Avenida dos Aliados, no Porto, desde o dia 2/7/2009 ficando expostas até fim de Agosto. No dia 19 de Setembro, neste mesmo local, os cem homens serão levados a leilão.
As fotografias ,em cima apresentadas, foram tiradas por mim no dia em que visitei esta exposição, também eu sensibilizado para este conceito de Homem T.
Pois, agora,fiquei bastante triste, porque li no "JN", hoje, que as
ESCULTURAS DO "HOMEM T" FORAM ATACADAS POR VÂNDALOS.
Segundo o mesmo jornal "dois espanhois vandalizaram uma das estátuas da mostra "Homem T", patente nos Aliados, Porto.Mal saíram da Polícia tentaram repetir a "graça". Organização confirma que há mais oito bonecos danificados.
O incidente aconteceu no passado fim-de-semana e terá sido a "situação mais difícil" que a Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária-Espaço T teve de lidar desde o início da exposição (3 de Julho)quando convidou 100 artistas a exporem ao ar livre"a sua reflexão sobre como será o homem do futuro", confirmou ao JN,Jorge Oliveira, presidente da Associação.
"À noite, a mostra é vigiada por segurança privada, da responsabilidade da Porto Lazer.Mas,neste episódio foi mesmo preciso chamar a Polícia, porque os dois espanhóis estavam a tentar fazer grafittis, com tinta de spray, escrevendo frases de contestação ligadas à situação política em Espanha num dos "Homens T", afirmou o mesmo responsável.
A mais de duas semanas da exposição findar, Jorge Oliveira sublinhou que "outras esculturas foram igualmente atingidas", nomeadamente as que estão localizadas ao fundo da Avenida dos Aliados,"mais próximas das diversões nocturnas".
De registar, que o "horário mais crítico" dos actos de vandalismo é "entre as quatro e as seis da madrugada",disse Jorge Oliveira.Por isso mesmo, houve necessidade de contratar mais um segurança para o período nocturno.
"Acredito que todas estas situações seriam de evitar, mas tem muito a ver com a Cultura do tirar do sítio por mera brincadeira", lamentou o presidente do Espaço T, quando especificou que a escultura de Henrique do Vale foi "essencialmente danificada por crianças que acharam piada aos discos coloridos"."De registar que os pais viram a asneira e não disseram nada",acrescentou. Em comum, "a falta de civismo" fez com que os oito "Homem T" danificados ficassem sem adereços, como o boneco de Jaime Barbosa que"já ficou sem o cachecol do Futebol Club do Porto por duas vezes" ou a escultura de Cristina Camargo,"sem o pássaro que tinha na mão".
Certo é que no período de 1 a 19 de Setembro as peças vandalizadas serão restauradas pelos seus criadores a tempo das esculturas irem a leilão no dia 19. De lembrar que os 100 "Homem T", de fibra de vidro, custam, ao Espaço T, 20 mil euros".

1 comentário:

  1. Fiquei desapontada por semelhante atitude; é uma total falta de respeito e anti-social.

    No entantom é de realçar a importância de iniciativas como o "Homem T".

    ResponderEliminar

Experimenta

Experimenta
Saboreia