terça-feira, 4 de agosto de 2009

HOW THE BEATLES DESTROYED ROCK'N'ROLL



Beatles











Elijah Wald, autor do livro com o título "How
the Beatles destroyed Rock'n'roll", não é meigo para o quarteto de Liverpool, já que considera que a sua última fase tornou o rock uma música que esbateu todas as fronteiras-uma forma inerte de arte feita sobretudo para o público branco. A opinião é polémica, mas merece discussão. Wald tenta perceber porque é que a música popular do séc.XX conquistou o público, e não só os críticos. Porque é que todos a ouviam e dançavam?
O tema dos Beatles volta a ser posto em termos crus: o grupo conseguiu transformar músicas que, em princípio, seriam capazes de conquistar extractos pequenos de público em obras respeitáveis para ouvintes de todas as idades, etnias e classes sociais. Wald confronta o que sucedeu aos Beatles com o que se passou a muitos outros músicos, que partindo das mesmas influências, e com uma qualidade semelhante, nunca deixaram de ser apenas escutados por pequenos grupos. O livro acaba por analisar a evolução da música popular através dos gostos, das modas e das tecnologias, incluindo o papel das rádios, da TV e das jukebox.
O livro não é um capítulo de uma conspiração capaz de condenar ao degredo Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon, pretende ser uma história alternativa das mudanças na música popular norte-americana desde o início do séc.XX até à década de 70.
O autor percorre a história para perceber como a música era escutada e consumida em diferentes épocas. Fala-nos de desconhecidos como Paul Whiteman ou de heróis como Elvis Presley. E revê a evolução do jazz como música de dança, antes de o rock'n'roll se ter tornado o som que fazia mover os corpos dos adolescentes. A pergunta é eterna: será que o rock foi destruído pelos gritos estridentes das adolescentes que perseguiam os Beatles?
O título é provocador e é muito provàvelmente isso que Wald deseja, já que o assunto é polémico e merece discussão.
Fonte: Fernando Sobral (Na Internet-Revista Sábado) e http://tombom60.blogspot.com ,aonde se pode ler o texto publicado no jornal "O Estado de S. Paulo", de 27 de Junho de 2009, no caderno 2.

1 comentário:

  1. OS BEATLES, GOSTE-SE OU NÃO, MARCARAM A MÚSICA E ABRIRAM CAMINHO PARA OUTRAS VANGUARDAS MUSICAIS, ARRASTANDO MULTIDÕES DE JOVENS. FUI JOVEM NOS TEMPOS DOS BEATLES E AS SUA MÚSICAS FIZERAM-ME VIBRAR. DEPOIS, AS SUAS MÚSICAS PASSARAM A SER CLÁSSICAS E OUÇO-AS COM UMA CERTA NOSTALGIA. A MÚSICA QUE OS BEATLES COMPORAM É DE QUALIDADE, SÓ ASSIM PREVALECEU ATÉ HOJE, SENDO CANTADA POR GRANDES CANTORES E TOCADA POR GRANDES ORQUESTRAS.

    ResponderEliminar

Experimenta

Experimenta
Saboreia