Quem tem ou conhece os cães sabem como eles se "derretem" com festas nas orelhas e como, afagando-os nessa área, é possível acalmá-los quando ficam nervosos, a avaliar pelo modo como a cauda abana sem parar. É de supor que reagem assim por razões neurológicas: o nervo vago, ligado ao descanso do corpo, ocupa uma grande parte da orelha.
Quando esta é acariciada, aquele é estimulado. O efeito tranquilizante interfere ainda com a pulsão de luta, ligada ao sistema nervoso simpático. Os cães também gostam de "dar" a barriga às festas.Expondo a área com menos pêlos podem refrescar-se.Por outro lado, este é um comportamento de submissão e aceitação de autoridade. O que as festas fazem é reforçá-lo.
DONOS AGRESSIVOS-CÃES PROBLEMÁTICOS
Um estudo norte-americano indica que o uso de técnicas agressivas ou de confrontação para educar e treinar o cão fazem com que o animal tenha respostas também elas agressivas, a não ser que os métodos utilizados sejam alterados.
Em 140 inquéritos a donos de cães que procuraram ajuda profissional para corrigir o comportamento dos seus animais, a principal conclusão foi a que "pelo menos um quarto dos cães" reagiram agressivamente perante a utilização de métodos aversivos por parte dos donos, enquanto os donos que usavam métodos não aversivos, tais como, "recompensas e exercício adicional" desencadearam nos cães um número muito baixo de respostas agressivas.
COMPORTAMENTOS AVERSIVOS
43% dos donos - bateu ou pontapeou o cão.
41% rosnou para o cão.
39% recorreu à força física para retirar objecto da boca do cão.
31% impôs o papel de alpha - rolar o cão de barriga para cima e mantê-lo nessa posição.
30% fixou o olhar do cão.
29% forçou fìsicamente o cão a baixar-se.
26% agarrou o cão pelo cachaço e abanou-o.
O meu cão até é calminho :D
ResponderEliminarbom resto de semana
A minha cadela é calminha mas quando alguém vem ter comigo ela começa a ladrar muito, gosta de proteger que é seu :)
ResponderEliminar