De Espanha ainda vêm bons ventos,dizem outros.
No Jornal 24 Horas, de hoje,pode ler-se que o" TGV ainda se pode parar"."O economista e ex-ministro das Finanças,Miguel Beleza,defende a suspensão da alta velocidade em Portugal mesmo que seja necessário pagar indemnizações"a quem se sinta legitimamente prejudicado"pelas expectativas criadas".
"O ex-ministro socialista João Cravinho é outro opositor deste investimento,reconhecendo que a ligação Lisboa-Madrid é "um grande interesse espanhol" mas "não é fundamental para o desenvolvimento estratégico do País"."Não é tornando Lisboa,cada vez mais,um arrabalde de Madrid que o País avança",disse Cravinho numa recente crónica na Rádio Renascença".
"Para os defensores da alta velocidade,a factura a pagar se o Governo desistir do projecto,são centenas de milhões de euros em fundos comunitários perdidos,milhões de euros gastos em estudos e projectos e,eventualmente,outros tantos a indemnizar empresas que entraram nos concursos públicos e se sintam lesadas pela suspensão do TGV".
´"Também em Espanha,o anúncio feito por Manuela Ferreira Leite que suspenderá o projecto se chegar ao Governo provocou uma "tempestade política",com o presidente da Junta da Extremadura,Guilhermo Fernández Vara,a ameaçar com uma "crise"entre os dois países."Quem irá querer fazer algum tipo de acordo com um Estado que depois não cumpre os seus comprimissos?",interroga".
ENTRE PORTUGAL E ESPANHA SÃO NOVECENTOS ANOS DE CONFLITOS.
"1128 - Afonso Henrique dá uma sova nas tropas da sua mãe,D.Teresa,e do conde galego Fernão Peres de Trava,abrindo caminho para a fundação de Portugal".
"1385 - O exército português,comandado por D.João I e pelo condestável D.Nuno Álvares Pereira,derrota o exército castelhano em Aljubarrota,pondo fim a dois anos de domínio de Castela em Portugal".
"1640 - As tropas portuguesas derrotam as castelhanas e restauram a independência nacional,acabando com um período de 60 anos em que o trono esteve entregue aos reis de Espanha".
"1640 - Odiado pelo povo por ter colaborado com o domínio filipino,Miguel de Vasconcelos foi lançado pela janela do Paço Real para o Terreiro do Paço".
"1658 - Um exército castelhano com 19 mil homens acampa na fronteira do Caia com a intenção de tomar a cidade de Elvas.O conde de Cantanhede organizou a defesa e colocou os invasores em fuga,a caminho de Badajoz".
"1801 - Na sequência da Guerra das Laranjas,os espanhois ficam-nos com Olivença.Através do Tratado de Badajoz prometeram devolver a praça portuguesa,mas nunca cumpriram o acordo que assinaram".
"1940 - O ditador espanhol Francisco Franco faz planos para invadir Portugal,no início da II Guerra Mundial.A ideia era mobilizar 250 mil homens para tomar conta do país e fazer uma "união ibérica"."
"2009 - A oposição de Manuela Ferreira Leite ao TGV provoca uma tempestade política em Espanha,que incluiu ameaças ao relacionamento futuro entre os dois países."
EI...Nuno, que excelente trabalho, parabéns!
ResponderEliminarEu também considero que o TGV não é permente para Portugal e é preciso esperar melhor oportunidade.
Um abraço