...reviver o coração... com o coração...por causa do coração... o livro da primeira classe

entrementes, independentemente da qualidade do passado há que o ter presente...sob pena de sossobrarmos com o peso e a amplitude dos novos paradigmas... o povo, que não está com coisas, chama a isso ter os pés assentes na terra (o tal chão do aforismo ?) ou, ainda, não dar passos maiores que as pernas, numa sábia actualização da vida de cada um ao contexto geral da mudança...
medo? nã nã ... o povo não tem vagar para ser medroso...não tem é dinheiro (nem hábito) para pagar a "psis"ou substitutos ilegais e, a confissão (ao padre), caíu em desuso...
htpp://okayempatina.blogspot.com Posted by MDSOL AT 26.03.08
Hoje foi a abertura das escolas por todo o país.Acompanhei a minha neta,que ainda não tem seis anos à escola,neste seu primeiro dia de aulas onde vai fazer o primeiro ciclo.Os pais procuraram criar-lhe uma expectativa positiva, afastando-lhe a ansiedade e levando-a a dar este primeiro passo rumo à independência em relação a eles e que marcará,de certeza,o seu caminho futuro.
Tudo isto me fez lembrar a minha primeira classe.Quase nada me recordo,mas tive a sorte de encontrar no blogue "Branco no Branco" o livro da minha primeira classe.Nessa altura os pais não preparavam os filhos para o ingresso na escola.Nem todas as crianças iam para a escola,porque não era obrigatório e tinham de ajudar nos trabalhos do campo.
Levava-se uma sacola de cotim,às costas.No seu interior levava-se uma lousa,um giz,um caderno de 2 linhas e o livro que está em cima,retirado do blogue assinalado.No recreio jogava-se à bola,ao pião,ao botão (levei muitas palmadas por aparecer, em casa com as calças e as camisas, sem botões),à machadinha,à cabra-cega,ao toque e foge,saltava-se à corda, etc.
Calçavamos no inverno umas botas ou tamancos e no verão iamos descalços.Quem levasse calçado não jogava à bola.Se chovesse levavamos um saco pela cabeça.
O ensino era a aprendizagem das matérias,pura e simplesmente.Hoje,além da aprendizagem das matérias,o professor dá lições de vida,ensina e prepara o aluno para o mundo,para a vida.Quando nos castigava,dava-nos reguadas nas mãos,com palmatórias.Ainda me lembro que se escrevia num caderno de duas linhas, com uma "pena"que se introduzia num tinteiro de louça onde havia uma espécie de tinta azul.
Sem comentários:
Enviar um comentário