Chama-se "Light My Fire".É uma peça,dourada,com vibrador feminino,colocado entre as pernas,que a designer Catarina Pestana,autora da obra,criou para uma das exposições da "ExperimentaDesign2009".No entanto,o trabalho não vai ser exibido,já que foi censurado pela Coca-Cola,empresa patrocinadora do evento.
Guta Moura Guedes,directora da Bienal,explicou ao "Público"que a "peça que Catarina propôs não correspondia ao briefing"fornecido à designer.Lembrou ainda que existe "uma diferença substantiva entre design,arquitectura e artes plásticas", e que apenas a primeira categoria se adequa a este projecto.
Ao contrário Catarina Pestana garante que "não existia qualquer regra de conduta"e por isso atribui a decisão de excluir a sua peça a um acto de censura por parte da Coca-Cola.Facto que,diz,"acontece pela primeira vez na Experimenta"e que considera ainda mais insólito por ter como alvo "uma peça de comunicação"que exemplifica o que chama de"design emocional".
Quando criou a peça para a exposição "Coca-Cola Gosta de Ti",Catarina estava longe de imaginar que um simples vibrador ia criar tanta confusão."Quis ser irónica.Quis representar o preciso momento em que recebi o convite para participar na exposição.Fiquei muito feliz".
Joe Berardo comprou esta peça,para a colecção privada."Foi um momento de loucura",afirmou
em declarações ao "Diário de Notícias"."Não gosto que lancem um concurso de arte e depois venham dizer aos artistas o que podem ou não podem fazer.Isso é censura e nós levámos muitos anos para nos vermos livres dela",afirmou,para quem a peça da designer portuguesa "tem mais piada que o urinol de Duchamp".
Berardo criticou ainda a posição da Coca-Cola, marca "que" esteve associada às vanguardas e a nomes como Andy Warhol" e concluiu que os responsáveis pela decisão de afastar a obra de Catarina Pestana só podem ser "UNS IGNORANTES".
Fonte:Jornal 24 Horas e a Bola-on line.
As coisas só são censuradas quando as mentes estão demasiado cerradas para admitir certos aspectos da realidade. É o país que temos xD
ResponderEliminar