sábado, 26 de setembro de 2009

CAFÉ PROGRESSO-110º ANIVERSÁRIO

progresso1

progresso2

htpp://oportocool.wordpress.com

No dia 24 de Setembro o Café Progresso, no Porto, que abriu portas em 1899, fez 110 anos.Desde sempre, a servir o "melhor café de saco" (com um sabor sui-generis) , onde se comem as melhores torradas e também onde se provam imensas iguarias.

No "período áureo dos anos 20", o Café Progresso era conhecido por ser o "café dos professores"-frequentado pelo poeta Pedro Homem de Melo.

Hoje recebe clientes de todas as idades e proveniências sociais, muito por conta das novas valências do espaço. Dividido em dois pisos, o café mantém a traça original e a decoração dos interiores, que sempre atrairam a atenção de todos, ao mesmo tempo que permite, o uso de Internet via "wireless".

Afonso Fernandes é o dono e disse ao JN, "de manhã vêm os idosos ler o jornal e tomar o "costume" - pedido do cliente habitual que não passa sem o melhor café de saco, de lotes próprios do Progresso -, enquanto no final da tarde e noite aparece o público jovem".

O dia 24 p.p. foi um dia "de festa", com leituras de poemas de António Aleixo e apresentação de pequenas cenas do quotidiano do Progresso pelo Grupo de Teatro Direito à Cena, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

A celebração contou ainda com um concerto de Jazz pelo trio Tooo-Bluzzz e com a inauguração de uma exposição da autoria da pintora e artista plástica Gabriela Marques da Costa, evocativa dos 100 anos do nascimento de Carmen Miranda, uma das mais mediáticas figuras luso-brasileiras de sempre.

Para terminar vão os meus votos, por mais 110 anos. A vida é um milhão de novos começos movidos pelo desafio sempre novo de viver e fazer todo o sonho brilhar. Muitos parabéns.


1 comentário:

  1. Olá Nuno
    Ontem tinha lido num jornal este acontecimento e decidi escrever algo sobre o mesmo. Quando de manhã vim ao computador e entrei no blogue, deparei-me com o seu post, que está muito bom, mas eu tenho que escrever alguma coisa sobre o Progresso!...
    Um abraço

    ResponderEliminar

Experimenta

Experimenta
Saboreia