sábado, 28 de novembro de 2009

CAPELA DAS ALMAS


A Capela das Almas, ou Capela de Santa Catarina é um templo do século XVIII encaixado no cruzamento das ruas de Santa Catarina e de Fernandes Tomás. De estilo neoclássico, foi construído em 1766, com um revestimento de azulejos da autoria do ceramista Eduardo Leite, executados em 1929 pela Fábrica de Cerâmica Viúva de Lamego.
Nestes azulejos, que cobrem cerca de 360 metros quadrados de parede representam cenas das vidas de Santa Catarina e de São Francisco Assis e há imagens alusivas às Almas do Purgatório. No total são 15497 azulejos. Os painéis já sofreram dois grandes restauros e outros mais pequenos. " Um foi na década de 50 e o outro em 1982. No último, foram levantados e recolocados 2400 azulejos e reproduzidos 28 na Viúva Lamego"disse ao JN o padre Alexandrino Brochado, reitor da Capela das Almas. Esta intervenção foi subsidiada pelo IPPAR, as outras foram pagas com os donativos dos fiéis.
"O vitral, na fachada principal, representa as almas, executado no século XIX, pelo pintor Amândio Silva".
Esta fantástica Igreja tem sido constantemente vandalizada, os vidros da capela-mor por três vezes num mês foram apedrejados, a parede nas traseiras tem servido de mictório e está grafitada. Segundo o sacerdote este estado de coisas não são obra de desconhecidos,"há um grupo de jovens drogados que ali param todas as noites", chegando este padre a ser "insultado por chamar a atenção de um homem que estava a defecar na rua".
Faço minhas as preocupações deste sacerdote "incomodado com a imundice daquela rua em pleno coração da cidade e com os frequentes actos de vandalismo à capela, pede-se mais atenção da polícia e a criação de instalações sanitárias nas imediações".
Fonte:Jornal de Notícias

1 comentário:

  1. Então e o Sr.Presidente da Câmara do Porto?
    A que degradação se chegou, não é meu amigo?
    Um abraço

    ResponderEliminar

Experimenta

Experimenta
Saboreia